oncoglam bpanthen mamilo

Restaurar a Auto-estima: O Impacto Transformador da Tatuagem de Reconstrução de Mamilo

PUB

 

 Após a mastectomia, muitas mulheres perdem a autoestima. Este serviço gratuito visa devolver-lhes a esperança e o sorriso.

 

 A tatuagem, como forma de expressão artística, tem raízes antigas e, mais re­centemente, tem vindo a desempenhar um papel sur­preendente no complemento à medicina. Visando restaurar a aparência natural do mamilo após uma mastectomia, este proce­dimento não aspira somente à reconstrução física, mas também à reconstrução emo­cional e psicológica, ajudando as mulheres a recuperar a sua auto-estima, confiança e sensação de plenitude.

Mariza Seita, tatuadora e proprietária do estúdio Ink&Wheels em Lisboa, consolidou a sua identidade artística principalmente no estilo Tradicional Americano. Porém deu-lhe um toque pessoal, “é um bocadinho mais fofo, um bocadinho mais colorido”.

No entanto, é no “meticuloso e empático” mundo da tatuagem reconstrutiva que se tem vindo a destacar. Ao longo dos anos, Mariza tem aperfeiçoado as suas habilida­des e técnicas de forma a que as tatuagens sejam o mais realistas possíveis e se asse­melhem ao mamilo natural. O tom de pele, a textura e a forma individual de cada cliente são aspectos a ter em conta.

TATUAGEM DE RECONSTRUÇÃO DE MAMILO: ARTE QUE RESTAURA

 Criar um ambiente acolhedor e de apoio para as suas clientes assume extrema rele­vância neste contexto, dado “encontrarem­-se num momento bastante vulnerável”. Esta abordagem tem sido fundamental na criação de um ambiente terapêutico e empo­derador para as mulheres que a procuram no seu estúdio, desejando recorrer a este pro­cedimento.

Normalmente, no estúdio “fazemos as medi­ções e um estudo detalhado da cor, para que se pareça o mais possível ao tom original”. O aspeto emocional é tão importante quanto o aspecto técnico do seu trabalho. Este é um tipo de tatuagem “muito sensível”.

“Ouvir e entender as necessidades indivi­duais de cada cliente”, bem como os seus “desejos” é vital, partilha Mariza. O tra­balho desenvolvido neste âmbito impacta profundamente os clientes que enfrentaram a dura realidade do cancro da mama. Para Maria Inês, cliente de Mariza, o “significa­do e os efeitos positivos deste procedimento são evidentes”.

Empatia em Tinta e Agulha: o impacto transformador

Maria Inês, diagnosticada com cancro da mama, realizou uma mastectomia. “Depois de todo o processo de reconstrução sentes que te falta algo”, conta. O encontro de Maria Inês com Mariza no Ink&Wheels foi o ponto de viragem na jornada de recu­peração.

“Transformador” foi o adjetivo utilizado por Maria Inês. “Quando tens aquele pormenor (mamilo), sentes-te novamente completa”.

Ao passar por toda a experiência de “de­volver a auto-estima a uma mulher, não consegui cobrar o serviço”, refere a artis­ta, referindo-se à sua primeira tatuagem de reconstrução de mamilo. Desde então, faz tatuagens pro bono a todas as clientes que sonham poder voltar a ter a parte do corpo de volta.

São a dedicação, o carinho e o compromis­so de profissionais como Mariza Seita que fazem da tatuagem de reconstrução do ma­milo não apenas uma forma de arte, mas também uma fonte de cura, empoderamento e transformação para mulheres que fizeram uma mastectomia.

A Importância do Apoio e Parceria de Bepanthen Tattoo®

O processo de cicatrização é semelhante ao de qualquer outra tatuagem. As pessoas saem do estúdio com a película protetora e têm de aplicar a pomada regeneradora e hidratante. Por detrás do trabalho notável de Mariza Seita e do impacto positivo que teve na vida de mulheres como Maria Inês, está também a colaboração com Bepanthen Tattoo®, gama de dermocosméticos produzida pela farmacêutica Bayer.

 

Bepanthen Tattoo® está comprometida com a cultura da tatuagem, tendo já disponí­vel uma gama completa para o seu cuidado. A marca tem apoiado não só o trabalho de Mariza, como também de outros artistas, podendo seguir estas iniciativas na sua página de Instagram @bepanthentattoo.pt. Bepanthen Tattoo® está ao lado de todas as mulheres que passam por este processo, ajudando a cuidar desta tatuagem tão importante nas suas vidas.

A história de Maria Inês e de tantas outras mulheres são um lembrete poderoso “de como a arte pode ser um veículo para a superação de desafios e restauração da auto-estima”. Colaborar com marcas como Bepanthen Tattoo® intensifica esse impacto positivo, garantindo que as clientes recebem os melhores cuidados e a aten­ção necessária nesta luta.

No mundo de Mariza, a tinta e a agulha transcendem o seu papel, “transformando-se em instrumentos de cura e esperança”. No estúdio Ink&Wheels continuar a “tocar a vida de muitas pessoas” é o objetivo, dado pretendermos continuar “a iluminar o caminho para a auto-aceitação e recuperação emocional das mulheres na procura do seu ‘eu’ ” com esta forma de arte especializada.

 

Publireportagem por Bepanthen Tattoo®

CH-20231211-83

Voltar para o blogue